Novidade

Pesquisadores australianos desenvolvem borracha que serve como teclado

08:19Fresh Young´s

Cientistas da Universidade de Auckland, na Austrália, desenvolveram um teclado flexível e esticável a partir de um tipo de borracha conhecido como elastômero dielétrico. O dispositivo foi confeccionado em uma estrutura laminada quadrada, que você pode conferir na imagem acima, e que contém dois sensores arranjados em um ângulo de 90 graus.
Nove posições diferentes foram programadas no teclado, que usa o cruzamento das informações captadas pelos dois sensores para identificar o local em que a superfície está sendo tocada, como se fosse o ponto de interseção de um plano cartesiano. A criação foi anunciada no jornal Smart Materials and Structures, e os pesquisadores já estão conversando com uma companhia para transformar o material em componente de wearables e outras tecnologias que funcionam com toque.
De acordo com um Daniel Xu, um dos cientistas responsáveis pelo teclado flexível, um dos principais benefícios da invenção é que ela não passa de uma fina tira de borracha, então pode ser enrolada em qualquer objeto e transformá-lo em um teclado. “Isso também pode ajudar na captura de movimentos, o que pode ser útil para atletas, médicos e para novos controles de gestos interativos”, continua o pesquisador.
Publicidade
A equipe que desenvolveu o teclado chegou a utilizar vídeo games para testas sua funcionalidade, e como parte de um projeto paralelo, criaram até mesmo uma luva feita com o material para interagir com jogos de tiro.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Formulário de Contacto