Como programar o Jogo da Velha em C
02:26Fresh Young´s Famoso Jogo da Velha
Nesse tutorial vamos ensinar as regras como se jogar em nosso aplicativo, bem como a lógica do jogo.
É importante você tentar fazer o seu, pois só assim você irá aprender.
Não tenha medo, a primeira vez que tentamos, o código fica gigantesco e confuso.
Mas o começo é assim mesmo.
No próximo artigo, vamos comentar cada parte do código aqui mostrado, ensinando passo-a-passo como se cria o jogo.
Código completo do Jogo da Velha em C
#include <stdio.h> #define DIM 3 int vez; int menu(void); void clear(void); void zeraTabuleiro(int tabuleiro[][DIM]); void exibeTabuleiro(int tabuleiro[][DIM]); void jogar(int tabuleiro[][DIM]); int checaLocal(int tabuleiro[][DIM], int linha, int coluna); int checaLinha(int tabuleiro[][DIM]); int checaColuna(int tabuleiro[][DIM]); int checaDiagonal(int tabuleiro[][DIM]); int checaEmpate(int tabuleiro[][DIM]); int checaTermino(int tabuleiro[][DIM], int vez); void jogada(int tabuleiro[][DIM]); int main(void) { int tabuleiro[DIM][DIM], continuar; do { vez=1; continuar = menu(); if(continuar == 1) jogar(tabuleiro); }while(continuar); return 0; } int menu(void) { int opcao; printf("\t\tJogo da Velha 1.0 - Site C Progressivo\n"); printf("\n1.Jogar\n"); printf("0.Sair\n"); printf("\nOpcao: "); scanf("%d", &opcao); switch(opcao) { case 1: case 0: break; default: clear(); printf("Opcao invalida. Tente de novo!\n"); } return opcao; } void clear(void) { int count=0; while(count != 100) { putchar('\n'); count++; } } void zeraTabuleiro(int tabuleiro[][DIM]) { int linha, coluna; for(linha = 0 ; linha < DIM ; linha++) for(coluna = 0 ; coluna < DIM ; coluna++) tabuleiro[linha][coluna] = 0; } void exibeTabuleiro(int tabuleiro[][DIM]) { int linha, coluna; putchar('\n'); for(linha = 0 ; linha < DIM ; linha++) { for(coluna = 0 ; coluna < DIM ; coluna++) { if(tabuleiro[linha][coluna] == 0) printf(" "); else if(tabuleiro[linha][coluna] == 1) printf(" X "); else printf(" O "); if(coluna != (DIM-1)) printf("|"); } putchar('\n'); } putchar('\n'); } void jogar(int tabuleiro[][DIM]) { int continua; zeraTabuleiro(tabuleiro); do { clear(); exibeTabuleiro(tabuleiro); jogada(tabuleiro); }while(checaTermino(tabuleiro, vez) != 1); } int checaLocal(int tabuleiro[][DIM], int linha, int coluna) { if(linha < 0 || linha > (DIM-1) || coluna < 0 || coluna > (DIM-1) || tabuleiro[linha][coluna] != 0) return 0; else return 1; } int checaLinha(int tabuleiro[][DIM]) { int linha, coluna, soma; for(linha = 0 ; linha < DIM ; linha++) { soma=0; for(coluna = 0 ; coluna < DIM ; coluna++) soma += tabuleiro[linha][coluna]; if(soma==DIM || soma == (-1)*DIM) return 1; } return 0; } int checaColuna(int tabuleiro[][DIM]) { int linha, coluna, soma; for(coluna = 0 ; coluna < DIM ; coluna++) { soma=0; for(linha = 0 ; linha < DIM ; linha++) soma += tabuleiro[linha][coluna]; if(soma==DIM || soma == (-1)*DIM) return 1; } return 0; } int checaDiagonal(int tabuleiro[][DIM]) { int linha, diagonal_principal=0, diagonal_secundaria=0; for(linha = 0 ; linha < DIM ; linha++) { diagonal_principal += tabuleiro[linha][linha]; diagonal_secundaria += tabuleiro[linha][DIM-linha-1]; } if(diagonal_principal==DIM || diagonal_principal==(-1)*DIM || diagonal_secundaria==DIM || diagonal_secundaria==(-1)*DIM) return 1; return 0; } int checaEmpate(int tabuleiro[][DIM]) { int linha, coluna; for(linha = 0 ; linha < DIM ; linha++) for(coluna = 0 ; coluna < DIM ; coluna++) if(tabuleiro[linha][coluna] == 0) return 0; return 1; } int checaTermino(int tabuleiro[][DIM], int vez) { if(checaLinha(tabuleiro)) { printf("Jogo encerrado. Jogador %d venceu !\n\n", (vez%2)+1); exibeTabuleiro(tabuleiro); return 1; } if(checaColuna(tabuleiro)) { printf("Jogo encerrado. Jogador %d venceu !\n\n", (vez%2)+1); exibeTabuleiro(tabuleiro); return 1; } if(checaDiagonal(tabuleiro)) { printf("Jogo encerrado. Jogador %d venceu !\n\n", (vez%2)+1); exibeTabuleiro(tabuleiro); return 1; } if(checaEmpate(tabuleiro)) { printf("Jogo encerrado. Ocorreu um empate! !\n\n"); exibeTabuleiro(tabuleiro); return 1; } return 0; } void jogada(int tabuleiro[][DIM]) { int linha, coluna; vez++; printf("\n--> Jogador %d \n", (vez % 2) + 1); do { printf("Linha: "); scanf("%d", &linha); linha--; printf("Coluna: "); scanf("%d", &coluna); coluna--; if(checaLocal(tabuleiro, linha, coluna) == 0) printf("Posicao ocupada ou inexistente, escolha outra.\n"); } while(checaLocal(tabuleiro, linha, coluna) == 0); if(vez%2) tabuleiro[linha][coluna] = -1; else tabuleiro[linha][coluna] = 1; }
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