Como instalar o Android no PC ou Mac com o Virtualbox; tutorial definitivo

02:20Fresh Young´s

Mesmo com as diversas opções de execução ou espelhamento do Android no PC ou no Mac, uma instalação limpa do sistema com programas como o VirtualBox  é sempre mais simples e prática. Fazendo desse jeito você pode até mesmo usar o hardware do PC, dentro do Android (Bluetooth, USB e outros). Veja como usar a máquina virtual para ter o sistema operacional móvel no seu computador. 

Tutorial definitivo
O tutorial a seguir usa a imagem ISO do Android disponibilizada pelo projeto Android X86 (android-x86.org), especificamente o android-x86-4.4-r1.iso, já que a versão mais recente (android-x86-4.4-r2.iso) apresentou problemas nos testes. Antes de começar, veja como criar no VirtualBox a máquina virtual onde será instalado o Android.
Criando a máquina virtual do Android
Passo 1. Se você ainda não tem, baixe o VirtualBox. Em seguida, instale e execute o aplicativo
Passo 2. Com o VirtualBox aberto, clique no botão “Novo”;
Clicando no botão Novo do Virtualbox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando no botão "Novo" do Virtualbox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Na janela que aparece, digite um nome para a máquina virtual e coloque o sistema operacional como “Linux” e a versão como “Other Linux (32bit)”. Depois, clique no botão “Próximo”;
Dando um nome a máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Dando um nome a máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Na próxima tela, coloque 1024 MB de memória RAM (ou mais, se preferir e puder) para o SO. Para prosseguir, clique no botão “Próximo”;
Definindo a quantidade de memória ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo a quantidade de memória ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. Na tela de criação de disco, marque a opção “Criar um disco virtual agora” e siga as instruções do assistente de criação. O tamanho mínimo recomendado de um disco para o Android é 4 GB.
Iniciando a criação de um disco virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a criação de um disco virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Baixando a imagem ISO e adicionando na máquina virtual
Passo 1. Faça o download da imagem ISO do Android e salve em uma pasta de sua preferência;
Passo 2. No Virtualbox, clique sobre o nome da máquina virtual criada e depois no botão “Configurações”;
Acessando as configurações da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações da máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Na janela “Configurações”, clique na opção “Armazenamento”, e depois, no item “Vazio”, que fica abaixo de “Controladora: IDE” no quadro do meio. Então, clique na seta ao lado do ícone do CD e no menu que aparecer, escolha o item “Selecione um arquivo de CD/DVD virtual…”;
Adicionando uma imagem ISO na máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando uma imagem ISO na máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Na janela que será exibida, informe onde está a imagem ISO baixada e, depois, clique no botão “Abrir”. Ao voltar para a tela de “Configurações”, clique no botão “OK” para confirmar as alterações;
Selecionando a imagem ISO a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a imagem ISO a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Instalando o Android no Virtualbox
Passo 1. No VirtualBox, clique na máquina virtual e no botão “Iniciar”;
Iniciando a máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Na tela que aparece, escolha a opção “Installation – Install Android-x86 to harddisk”;
Iniciando a instalação do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a instalação do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Na tela seguinte, selecione “Create/Modify partitions” (Criar/Modificar partições) e tecle enter;
Selecionando a opção Create/Modify partitions (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção "Create/Modify partitions" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Use a seta para a direita para navegar para até a opção “New” e pressione Enter;
Criando uma nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando uma nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. A seguir, selecione “Primary” e tecle enter;
Selecionando o tipo de partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o tipo de partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 6. Com a partição criada, posicione o cursos em “Bootable” e pressione enter;
Tornando a partição inicializável (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Tornando a partição inicializável (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 7. Por fim, vá até a opção “Write” e tecle enter;
Selecionando a opção de gravação das alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção de gravação das alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 8. Depois disso, aparecerá uma pergunta na tela. Digite “yes” e pressione enter;
Confirmando a gravação das alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a gravação das alterações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 9. Voltar para a tela principal, selecione a partição que você acabou de criar e clique em OK.
Selecionando a partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 10. Na tela a seguir, selecione a opção “ext3″ e confirme;
Selecionando o formato da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o formato da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 11. Aparecerá uma tela pedindo a confirmação da formatação, para fazer isso, vá em “Yes” e tecle enter;
Confirmando a formatação da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a formatação da partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 12. Quando aparecer uma pergunta sobre o GRUB, confirme selecionando “Yes” e teclando enter;
Confirmando a instalação do GRUB (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a instalação do GRUB (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 13. Depois, selecione “Yes” para instalar o diretório system como leitura e gravação;
Colocando diretório do sistema como leitura e gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colocando diretório do sistema como leitura e gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 14. Na última tela, vá na opção “Reboot” para reiniciar a máquina virtual e iniciar usando o Android (não esqueça de remover a imagem ISO).
Reiniciando o sistema para iniciar o Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Reiniciando o sistema para iniciar o Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Pronto! O Android já está instalado e iniciará pedindo para ser configurado com a sua conta Google. Siga as instruções, responda corretamente e em pouco tempo você estará usando o Android em seu PC como se fosse em um tablet. Se você tiver dificuldade para usar o mouse, clique com o botão direito no ícone dele que fica no rodapé da janela da máquina virtual e marque a opção “Desabilitar Integração de Mouse”;

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Formulário de Contacto