Código CSS - Entendendo a folha de estilos
19:05Fresh Young´sIntrodução ao código CSS
Olá pessoal, neste artigo vamos falar um pouco sobre o código CSS(Cascating Style Sheet). Iremos ver como podemos aplicar esses códigos em seus sites.
Existem diversas maneiras de se incluir códigos css em seu site, são elas:
- Inline
- Declarando na mesma página
- Utilizando um arquivo externo
Agora vamos ver como utilizar cada um deles. Vamos começar criando um documento HTML que será o nosso documento padrão para o tutorial, nele conterá apenas uma tag h1 e parágrafos.
Listagem 1: Documento html padrão
Bom, agora que criamos um html padrão, vamos começar a aplicar o CSS nele mostrando as diferentes formas de se fazer isso, vamos começar com o css inline.
Código CSS Inline
O css inline é pouco utilizado em websites por deixar o código "poluído" com muita informação, mas é muito utilizado na criação de mailings e e-mail marketing.
Sua utilização é bem simples, para usá-lo, basta inserir o style dentro da própria tag html que ele receberá o efeito.
Como ele é aplicado diretamente naquela tag específica, é impossível reutilizar ele em outra tag, tendo que sempre copiar e colar ou criar um novo para cada tag que você queira estilizar.
Listagem 2: Aplicando css inline
Como podemos ver no código acima, para cada tag que estilizamos tivemos que criar um novo efeito. No caso da tag p nós utilizamos o mesmo estilo, mas tivemos que re-escrever ele para que se aplicasse em todas as tag's.
Figura 1: CSS Inline exemplo
Código CSS na mesma página
Esse tipo de declaração é um pouco diferente da declaração inline, ela é aplicada na mesma página onde estão as tag's a serem estilizadas, mas são declaradas de forma global, evitando assim que precisemos inserir o estilo em cada tag específica.
Listagem 3: Exemplo de declaração na mesma página
Se repararmos, o efeito obtido será o mesmo, mas viram que a declaração está diferente? Nesse exemplo nós declaramos de forma global, ou seja:
- Toda tag h1 terá o efeito declarado
- Toda tag p terá o efeito declarado
Mas e se nós quisermos aplicar diferentes efeitos para cada tag p, por exemplo, como faríamos?
É aí que começa a entrar os atributos de id e class, dessa forma podemos colocar efeitos apenas nos elementos em que possuem aquele id ou aquela class.
Obs.: Eu costumo dizer que o id é único para cada elemento e a class pode ser usada em outros elementos. Essa é uma opinião pessoal minha e é a forma que eu trabalho com elas.
Vamos criar um exemplo agora onde iremos ver na prática isso que eu acabei de dizer acima.
Listagem 4: Utilizando id e class
Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/3613/codigo-css-entendendo-a-folha-de-estilos.aspx#ixzz3WgBXaT6P
0 comentários